28 de mar. de 2014

Clipes Nacionais

Olá!

Sempre achei que os cantores nacionais deveriam investir em clipes, mas seja por falta de verba , ou por de interesse mesmo, acaba que essa extensão da música é pouco explorada no nosso país.

Contudo, desde os anos 90 pra cá, os cantores estão começando a perceber o valor que esse tipo de projeto agrega ao trabalho musical, e os clipes aos poucos tentam se popularizar no Brasil.

Eu, como ferrenha defensora daquilo que é genuíno do nosso "chão", acho incrível que essa produção se torne comum, pois até evita a  ida dos jovens ao mercado estrangeiro, valorizando , ainda que minimamente, um pouco mais nossos artistas.

Enfim, quis trazer pra vocês uma seleção dos melhores clipes nacionais, mas isso ia ser muito relativo, e vago! Aliás quando fui pesquisar achei listas com 235 clipes considerados  como os melhores, um pouco fora de cogitação trazer todos pra cá rsrsrs.

Maaaas , pra não brochar a ideia de tudo resolvi mudar um pouquinho o conceito inicial e selecionei clipes que nos remetem à vida cotidiana e que de uma certa forma nos tocam (pelo menos a mim tocaram) pela simplicidade, cores, significados...

Eis alguns deles:

130 Anos - Agridoce
Eu adoro essa música, acho suave, branda, doce! e o vídeo por sua vez se encaixou muito bem, misturou a leveza da música retratando um casal de fugitivos, as incertezas da estrada, o clichê de arrumar as malas e sair por aí, o disfarce pra despistar a polícia... Tudo me pareceu bem pensado  e a evolução do clipe é bem roteirizada! Resumindo: o conjunto me agradou, e muito.



Primavera - Los Hermanos
O nome da própria música nos remete à passagem do tempo, e nada mais apropriado que um senhor lembrando do amor que deixou no passado, aliás de um amor que nem chegou a viver ! O clipe tem cor, tem vida, achei divertido, sequenciado e emocionante sem cair no melancólico.



Epitáfio- Titãs
Cláááássico dos momentos de despedida, dos 
vídeos de fotos no Youtube kkk , presença vip nos karaokês com os amigos! Essa música marcou muitas pessoas e eu cheguei a achar que produzir um clipe pra ela seria muito arriscado por precisar ser muito bom pra fazer jus à canção. Porém para minha surpresa o vídeo é super simples, não requiriu  uma mega produção , e ficou simplesmente tocante!




Dona Cila - Maria Gadú
Essa música tem um significado muito bonito, na verdade, ela foi criada pra homenagear a vó da Gadú que faleceu. Em entrevista Maria conta que Dona Cila lhe ensinou a cantar e a ser uma pessoa. No clipe a emoção nos olhos da cantora é nítida, e a relação da menina com a atriz que representa a avó foi muto bem criada e marcada, a cena da pintura do corpo é sem dúvida uma das mais bonitas:



Felicidade- Marcelo Jeneci
Que coisa bonita: uma canção falando sobre felicidade! Retratada por gente simples, gente de verdade, nos lembra infância com primos, viagem ao interior , essas coisas bem familiares mesmo... Tem nem palavras , música e imagens conversam , achei um lindo e delicado trabalho:



Bom, é isso espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho do meu gosto musical. Pretendo continuar postando outros clipes nacionais, esses foram só o inicio!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário