18 de jul. de 2014

Diafragma, Obturador e ISO

Oi gente!

Postei recentemente aqui no blog um ensaio fotográfico realizado por mim e achei que era super cabível eu tentar passar pra vocês algumas técnicas fotográficas que aprendi ao longo desse 1° período do curso de jornalismo.

Pra começar, quero deixar claro que irei dividir esse tutorial em algumas partes, pois tudo em um post só iria confundir mais do que ajudar. Nesse primeiro momento vou falar de alguns elementos do modo manual da câmera: Diafragma, obturador e ISO.

Antes, porém, preciso dizer que estou me baseando pela minha câmera e algumas coisas e valores podem se alterar. Ela é uma power shot SX510HS da Canon e segue basicamente o mesmo formato das demais semi-profissionais.


Bom, é isso! Vamos começar!

a primeira coisa que deve ser vista é se sua câmera possui o modo manual que lhe dará controle do equipamento e desses 3 itens citados acima. Na maioria das vezes ele é representado pela letra M , na minha câmera é assim:



Depois disso você terá domínio sobre:

Diafragma -


Ele funciona como uma espécie de retina da câmera e, pode abrir e fechar como mostra a figura.

Aberto: Quando está aberto o diafragma permite a entrada de mais luz na câmera , deixando a fotografia mais clara. 

Outro ponto importante é que, nesse modo, o equipamento faz o foco próximo da lente e deixa a foto com aquele fundo desfocado charmoso 


Fechado: Quando está fechado, obviamente, o diafragma barra mais a luz, deixando a imagem mais escura.

Quanto mais fechado o diafragma, mais em foco tudo fica, seja o primeiro plano, seja a linha do horizonte


Mas nem tudo é tão fácil quanto parece! O diafragma não é representado por "aberto" e "fechado", mas sim por uma numeração que pode aparecer desta forma:


Esses números variam de equipamento para equipamento, no meu mesmo ele vai de 3.4 -8.0, que é o padrão mais comum. 
Numerações diferentes dessas são mais encontradas em lentes específicas.

Obturador -

O obturador é a cortina da câmera, ele que determina o tempo de exposição da foto. Não entendeu? Vou tentar ser mais clara.

Rápido: Sabe aquelas fotos que parecem congelar o movimento? Pronto, elas são feitas usando esse meio, o fotógrafo programa a câmera pra bater uma foto em velocidade de por exemplo 1/1500 que nada mais é que 1 segundo dividido por 1500 vezes. Acreditem isso é muito rápido!!! 
Dessa forma pode fazer fotos como essas:




Acho que agora deu pra entender do que estou falando! 

É preciso lembrar que como o obturador, nesse estilo de foto, abre e fecha muito rápido e tudo na fotografia é luz, a foto ficará mais escura.


Lento: Diferente do modo rápido, o obturador em uma velocidade lenta é capaz de registrar rastros de luz, a minha câmera é configurada para fazer fotos de no máximo 15 segundos de duração, mas algumas profissionais têm tempo MUITO superior a esse!




Uma coisa importante pra se lembrar é que quanto maior o tempo de exposição ,mais luz entrará no sensor e a foto tende a ficar clara. Percebam que nessa foto a imagem que aparece no visor tá estourada, pois está entrando luz em demasia.

alguns exemplos de fotos em longa exposição:







Nesse modo é necessário apoiar a câmera em um tripé ou em um apoio fixo pois qualquer movimento deixará a imagem tremida e sem foco

Com o obturador aberto por mais tempo também pode ser feita a técnica do light painting, que consiste em ir para um local de pouca luminosidade, com alguns apetrechos luminosos (lanternas, pisca-pisca, chuveirinho...) e deixar a câmera em longa exposição enquanto se desenha com a luz alguma forma que consequentemente ficará registrada na foto





É claro que esses são exemplos bem profissionais, mas pra mostrar que o conceito é simples, segue uma foto que fiz no meu quarto, sozinha e com uma câmera que só me possibilita 15 segundos de desenho





ISO -

O ISO dá sensibilidade ao sensor , quanto maior, mais clara a foto fica, porém a partir de 200 ou 400 a foto começa a perder qualidade e ficar com aspecto de granulada.



Um exemplo de como a claridade muda pode ser percebida por essa imagem do visor da minha câmera



Pra finalizar um guia prático que funciona como um resumo de tudo que falei aqui


Bom , por hoje isso é tudo! Espero que vocês se libertem do modo automático e agora possam começar a fazer fotos mais adequadas pras suas necessidades e com um pouco mais de qualidade técnica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário