30 de mai. de 2014

Resenha-Minhas Queridas

Como já havia prometido, segue a resenha do livro Minhas Queridas




Minhas Queridas é um livro formado pelas correspondências enviadas por Clarice às irmãs , e retrata de maneira sensível o cotidiano de umas das maiores escritoras do Brasil.

Como era mulher de diplomata , Lispector  envia a grande parte das cartas do exterior (Nápoles, Roma,Florença...) e não só mostra-nos os seus anseios, medos, sonhos e sentimentos,como também reflete,por meio de um olhar aguçado, as tristezas da guerra e as dificuldades impostas por ela.

A obra é muito delicada, mostra o amor de 3 irmãs, a angústia de querer voltar pra casa, a preocupação com os que deixou, a saudade de viver em épocas mais leves, o incômodo de morar em uma embaixada... De alguma forma, em algum momento, o livro reflete um pouco do que somos e sentimos.

Contudo, não trata-se de uma leitura imediatista , as cartas são verdadeiros monólogos e muitos assuntos monótomos são abordados: banalidades, piadas internas, assuntos que realmente não interessam ao leitor. Daí a leitura só é recomendada para quem procura um pouco de lirismo no cotidiano e está disposto a encontrá-lo na literatura. 

Não é o tipo de leitura que acho prazerosa, mas reconheço aquilo que é bom, bem escrito, dotado de sentimentos verdadeiros...  Minhas Queridas é um exemplo disso.





Se interessou? compre seu livro bem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário