Vim escrever sobre um livro, que encontrei a sua história de origem por acaso e que me deixou muito curiosa.
O romance misterioso surgiu a partir de um acervo de fotos antigas e bizarras do autor Ransom Riggs, e de alguns colecionadores, e chama-se ''O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares''(2011).
O escritor viveu na Flórida, onde acompanhava sua avó em lojas de trocas de peças de segunda mão, e lá desenvolveu o gosto de encontrar caixas de snapshots (consideradas fotografias ''criadas'' espontaneamente, sem intenção artística, tecnicamente imperfeitas, fora de foco e mal enquadradas.)
Certo dia, Ransom encontrou uma fotografia de uma garota que lembrava sua paixão na juventude e a comprou e pôs ao lado de sua cama. ''Anos mais tarde, eu a levei para fora de casa e olhei na parte de trás da foto e tinha uma descrição informando que ela tinha morrido aos quinze anos de leucemia. Eu pensei:'oh, uau, tenho vivido com um fantasma'", diz Riggs.
O livro vai ser adaptado para os cinemas pela 20th Century Fox e será dirigido por Tim Burtton, com estréia prevista para 31 de junho de 2015. A editora Leya é a responsável por publicar o livro no Brasil que também está disponível nas livrarias Saraiva no Submarino.
Sinopse: A história se passa em uma ilha sinistra no País de Gales, assolada pela Segunda Guerra Mundial. E é lá que o jovem Jacob Portman vai descobrir que existem muito mais coisas neste mundo do que ele pode imaginar. Abraham Portman era sua pessoa favorita em todo o mundo. O avô – que já havia lutado em guerras, cruzado oceanos, morado num circo e sobreviveria até mesmo na selva - vivia contando histórias fantásticas de seus tempos de orfanato, naquela ilha maravilhosa onde sempre era verão e ninguém jamais ficava doente ou morria. Jacob adorava ouvir as histórias sobre as crianças - chamadas de peculiares por seu avô - que podiam levitar, ou ficar invisíveis ou ainda eram mais fortes do que um exército. Mas o tempo passou, e Jacob parou de acreditar em contos de fada, até aquele dia. Ao encontrar o avô morto, Jacob mergulha numa busca por explicações de seu passado naquela tal ilha, que hoje era apenas povoada por escombros de um orfanato, o Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.
Fotografias de um dos colecionadores (Robert E. Jackson) que emprestaram para o livro, foram exibidas na "The Art of the Snapshot americano, 1888-1978", em 2007, na mostra da National Gallery of Art. Clique aqui e confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário